Um entupimento nos canos de esgoto da cozinha (lava-loiças, máquinas) é algo que traz enormes incómodos, pois pode impedir-nos de usar o lava-loiça ou as máquinas de lavar roupa/ loiça.
Por isso o melhor é saber como lidar com desentupimentos. Neste artigo tentaremos sintetizar o que pode ser feito antes de chamar um especialista da HidroEsgoto com equipamento profissional para desentupir esgotos.
Antes de nos centrarmos nos vários tipos de entupimento em casa, vejamos que objetos nos podem auxiliar na tarefa de desentupir os canos.
Quando o entupimento é visível ou junto ao sifão da sanita pode usar um arame dobrado na ponta em forma de U. Os cabides mais antigos de arame podem servir nestas situações.
Um objeto que deve obrigatoriamente ter em casa. Este é o mais clássico dos instrumentos de desentupimento. Atua com a pressão exercida manualmente no sentido vertical. Para isso a boca do desentupidor (parte de borracha) deve estar totalmente imersa em água na zona a desentupir. Devem ainda ser tapadas as saídas de excesso de água para não se perder a pressão. Estas saídas podem ser tapadas com panos molhados, ou até com a mão. Depois é só exercer pressão de forma vigorosa!
A HidroEsgoto não aconselha soluções químicas, mas são muitas vezes utilizadas pelo seu efeito corrosivo. O ácido muriático é corrosivo e tóxico possuindo um cheiro intenso. Deve por isso ter em conta as medidas de proteção adequadas (luvas, óculos de proteção) e as instruções da embalagem com as recomendações do fabricante. A soda cáustica é também vulgarmente usada para desentupimentos, devendo ser colocada dentro da tubagem usando de seguida água obrigatoriamente bastante quente. É bastante corrosivo, podendo produzir queimaduras. Tenha especial cuidado no seu manuseamento. Os produtos químicos não devem ser utilizados em locais completamente entupidos, uma vez que a ação corrosiva irá ser muito fraca e ficará com toda a tubagem cheia de um produto químico que é tóxico.
Este tipo de cabos permite ir mais além do que o arame simples. São guias em espiral que podem ter vários tamanhos (3, 5 ou 9 metros) e que têm pontas especiais para desentupir canos. Se o uso do desentupidor clássico falhou então é isto que deve ser usado. Quando existem sifões estes devem ser retirados de modo a colocar o cabo dentro dos canos de descarga. O modo de uso é simples. Basta introduzir o cabo até ao local do entupimento e depois girar, forçando a zona do entupimento com a ponta do cabo.
Este tipo de entupimento nos esgotos da cozinha é comum e pode resultar da acumulação de detritos de comida, gordura e calcário.
Evitar estes entupimentos pode passar por usar tampas de lava-loiças que permitam filtrar detritos sólidos.
Há sifões que permitem filtrar os resíduos em lava-loiças. Nestes casos devemos regularmente desapertar o fundo para efetuar uma limpeza. Se o entupimento é dentro do cano o melhor é usar um cabo de aço como descrito em cima.
Terminamos com dois conselhos simples. O primeiro é que se já tem em casa um local onde sente que a água já não passa como antigamente o melhor é desentupir enquanto pode, evitando uma situação pior.
O outro é que desentupir pode ser uma tarefa muito simples que qualquer um pode fazer, mas se já esgotou os métodos possíveis, o melhor mesmo é chamar profissionais da HidroEsgoto com equipamento mais potente.
A HidroEsgoto tem profissionais que estão disponíveis 24 horas por dia que podem resolver a situação. Lembre-se que a última opção será sempre partir paredes ou chão.
DESENTUPIMENTO DE FOSSAS
DESENTUPIMENTO DE HOTEIS
DESENTUPIMENTO DE LAVATÓRIOS
DESENTUPIMENTO DE BANHEIRAS
DESENTUPIMENTO DE CASAS DE BANHO
LIMPEZA DE ESGOTOS INDUSTRIAIS
DESENTUPIMENTO DE CANOS
DESENTUPIMENTO PRUMADAS DE ESGOTO
DESENTUPIMENTO DE RESTAURANTES
DESENTUPIMENTO DE CAIXAS DE ESGOTO
DESENTUPIMENTO DE ALGEROZES
ESVAZIAMENTO DE FOSSAS
DESENTUPIMENTO DE CONDOMÍNIOS
LIMPEZA DE FOSSAS
DESENTUPIMENTO DE RALOS
DESENTUPIMENTOS COM INSPEÇÃO VÍDEO – CCTV